Essa foi a receita que mais me pediram quando postei no Instagram, então achei que seria justo ela ser a primeira receita a ser postada.
Massa de pastel de feira nao tem erro, é fácil demais!
Antes da receita, uma dica! CACHAÇA!!! Sim, precisa dela se você quer um pastel sequinho e crocante.
Na verdade você pode usar outra bebida que tenha o teor alcoólico grande, entre 35-40%, como vodka. Mas no Brasil usamos cachaça!
Dá pra fazer sem bebida alcoólica? Sim, mas o resultado final nao fica tão "pastel de feira frito na hora".
MASSA DE PASTEL
Ingredientes:
500g de farinha de trigo (mais ou menos 2 xícaras)
1 ovo
60 ml de água (¼ de xícara)
22ml de óleo (1 ½ colher de sopa)
38ml de cachaça (2 ½ colheres)
3g de sal (1 colher de chá)
*obs.1: 1 xícara é igual as 240-250 ml no Brasil é essa a medida que vou usar, mas se você esta na Suécia ou em outro lugar a xícara medidora tem 1dl (100ml) então é melhor usar as medidas em gramas para medir a farinha.
*obs.2: Você vai precisar de mais farinha na hora que for abrir a massa, então além da farinha da receita deixe um pouco a mais para usar depois.
Modo de preparo:
As instruções devem ser sempre curtas e diretas.
Em uma tigela você vai misturar os ingredientes secos, que são a farinha e o sal.
Em outro recipiente você quebra o ovo, precisa ser em outro, porque se ele estiver estragado você nao perde toda sua farinha. Bata ele levemente, so para misturar a clara e a gema.
Volte na farinha, faca um buraco no meio e acrescente os líquidos, que são o ovo, a cachaça, a agua e o óleo.
Agora é hora de misturar tudo! Você tem 2 opções: Misturar a mão ou em uma batedeira com o gancho de massa. - Se for misturar a mão, com um garfo vai fazendo movimentos circulares, agregando a farinha aos poucos nos líquidos no centro. Depois que a farinha tiver absorvido os líquidos é a hora de sovar. A massa vai parecer ruim, que nao esta dando certo, seca, mas é assim mesmo, vai sovando ate que fique lisa e macia. - Se for fazer na batedeira, nao tem mistério, ela vai fazer todo o esforço para você. Começa batendo em velocidade baixa, agregando aos poucos. Depois de tudo absorvido, pode deixar sovando na maquina até dar o ponto de uma massa macia e lisa.
Depois de ficar macia e lisa você ja pode abrir a massa. Você também tem 2 opções, abrir com um rolo manual ou no cilindro elétrico. A massa precisa ficar com aproximadamente 2mm de espessura, essa é a espessura perfeita. Nem fina demais que fica rasgando quando coloca recheio ou grossa demais que nao fique crocante depois.
Embale a massa já aberta em plástico e deixe ela descansar por 2h na geladeira pelo menos. Esse tempo de descanso é importante, se você nao deixa a massa descansar antes de montar o pastel, ela pode abrir na hora que tiver fritando.
Passou 2h de descanso? Agora está pronto. Você pode rechear com o que quiser, o mais tradicional pra mim seria carne moída ou queijo, frango com requeijão ou camarão fica bom também. Ainda tem as versões doces, como banana com Nutella, doce de leite, goiabada com queijo... Use a criatividade e coloque o que você gostar.
Frite em óleo bem quente, ele deve estar entre 180-190°C. Se estiver frio, a massa do pastel vai ficar encharcado de óleo ou se estiver muito quente, ele pode fritar por fora mas nao cozinhar o receio dentro ( derreter o queijo por exemplo). #Dica: nao frite muitos pastéis de uma vez, se nao a temperatura do óleo vai abaixar rápido e vai encharcar. Frite de 1 a 2 pastéis por vez.
Armazenamento:
Se você nao quiser comer na hora ou sobrar massa pronta, esta tudo bem! Essa massa embalada em plástico dura de 2-3 dias na geladeira ou ainda ser congelada. Dura de 2 a 3 meses congelada no freezer. Para usar depois é só descongelar e montar o pastel normalmente.
Ela pode ficar levemente acinzentada e mais seca nas bordas quando fica armazenada na geladeira, mas pode usar e fritar seu pastelzinho que depois de frito fica delicia.
Comments